bannersweb

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Grêmio e Cruzeiro decidem hoje quem faz a final com o Estudiantes

Grêmio e Cruzeiro se enfrentam na noite desta quinta-feira, no estádio Olímpico, em Porto Alegre, para definir quem vai à final da Libertadores da América. O vencedor representará o Brasil na decisão da maior competição de futebol do continente, contra o Estudiantes de La Plata, da Argentina, que assegurou sua presença na noite desta quarta, ao derrotar o Nacional, no Uruguai, por 2 a 1.

Independente de quem fique com a vaga, o certo é que o Brasil terá, pela 5ª vez consecutiva um clube do País na grande decisão. Outra certeza é a de que, aquele que sobrar desse duelo entre Grêmio e Cruzeiro, terá a chance de alcançar o tricampeonato, feito que até hoje só o São Paulo - campeão nas temporadas de 1992, 1993 e 2005 - conseguiu.

O Cruzeiro, que ganhou nos anos de 1976 e 1997, chega à decisão dessa semifinal com boa vantagem. Fez 3 a 1 no primeiro confronto, na quarta-feira da semana passada, no Mineirão, e pode até perder por um gol de diferença, que ainda assim se classificará. Mas o time sabe que a batalha será árdua para se confirmar na final, como disse o atacante Kleber na véspera do jogo: "Será uma batalha, no bom sentido. Uma batalha dentro de campo com as duas equipes lutando para vencer em um jogo limpo, um jogo bonito, todo mundo se respeitando".

O Grêmio, que levantou o troféu da Libertadores nos anos de 1983 e 1995, aposta na garra de uma dupla de argentinos, Herrera e Maxi López, para reverter a vantagem do time mineiro. Herrera, que somente nesta semana ganhou a posição de Alex Mineiro, avisa: "Vamos jogar a morrer".

A semifinal entre gremistas e cruzeirenses está envolta em tensão e polêmicas. A maior delas, a denúncia de racismo feita por Elicarlos, da equipe mineira, que acusou Maxi, do Grêmio, de o ter chamado de "macaco". Virou caso de polícia e a diretoria do Cruzeiro chegou a pedir proteção especial à governadora do Rio Grande do Sul, temendo por sua segurança.

Mas a delegação mineira, assim como os torcedores, chegaram em paz a Porto Alegre. A Brigada Militar gaúcha está atenta e garantindo a segurança solicitada, e o confronto será decidido mesmo dentro de campo, onde os dois times ganharam os reforços de jogadores que estavam na África do Sul, com a seleção brasileira, disputando a Copa das Confederações. No Grêmio volta o goleiro Victor e a equipe treinada por Paulo Autuori terá sua força máxima. No Cruzeiro, o técnico Adilson Batista conta com o retorno de Ramires ao seu meio-campo, mas segue sem contar com o volante Fabrício e o zagueiro Leo Fortunato, ambos afastados por lesão.

"Não faço drama, estou preparado para a vitória e para a derrota", avisou Autuori em sua última entrevista antes da partida. "Cruzeiro e Grêmio são duas grandes agremiações, respeitadas no mundo inteiro, e têm condições de fazer um bom jogo", disse, do outro lado, Adilson.

GRÊMIO x CRUZEIRO

Data: 2/7/2009 (quinta-feira)
Horário: 21h50
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre
Árbitro: Oscar Ruiz (COL)
Auxiliares: Abraham González e Humberto Clavijo (COL)

GRÊMIO
Victor; William Thiego, Léo, Réver e Fábio Santos; Túlio, Adilson, Tcheco e Souza; Herrera e Maxi López
Técnico: Paulo Autuori

CRUZEIRO
Fábio; Jonathan, Leonardo Silva, Thiago Heleno e Gérson Magrão; Henrique, Marquinhos Paraná, Ramires e Wagner; Thiago Ribeiro (Wellington Paulista) e Kléber
Técnico: Adilson Batista

Informações Uol Esportes.

0 comentários:

  © Free Blogger Templates Blogger Theme II by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP