bannersweb

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Para que serve o futebol?

O futebol às vezes é uma chatice. Faz de homens cordatos umas bestas. Isso acontece quando o futebol é levado a sério demais. Quando as pessoas se esquecem que o futebol é só um jogo, uma brincadeira. Não é a vida.

Mas esses chatolas não são a maioria. A maioria usa o futebol para o que serve o futebol: para se divertir. Por isso, embora os gaúchos cevem o curioso orgulho de ter desenvolvido “a maior rivalidade do Brasil”, esses mesmos gaúchos convivem bem com seus supostos rivais. Não conheço um gremista que não tenha um bom amigo colorado, e vice-versa.

O Neto Fagundes, por exemplo. O Neto não vê maldade em ninguém. Sabe por quê? Porque ele não tem maldade. Como disse Jesus Cristo, cada um mede os outros com sua própria medida. O Neto é uma pessoa boa. Por isso, para ele todos são bons. Mas dia desses ouvi a seguinte frase do Neto:

— Aquele jogo da Batalha dos Aflitos foi o meu fracasso como secador.

Quer dizer: o colorado Neto queria que o Grêmio petrificasse na segunda divisão. Grêmio, aliás, por quem torce o tio do Neto, o Nico Fagundes. Mas o Neto não queria o mal do tio Nico. Ele compreende que, quando alguém deseja a derrota do time adversário, não deseja prejudicar o torcedor adversário. O Neto sabe que isso faz parte do jogo. Torna o futebol colorido, folclórico e propicia ao futebol atingir o seu objetivo: ser divertido.

Portanto, é compreensível que o Grêmio não queira que o Inter seja campeão em 2009, como o Inter não queria que o Grêmio fosse em 2008. É compreensível que a direção do Grêmio escale reservas no jogo contra o Flamengo no próximo domingo, como foi compreensível que a direção do Inter tenha escalado time misto contra o São Paulo no ano passado. Não há nada de errado nisso. Nem de imoral. Nem de ilegal. É do jogo.

Agora, isso quer dizer que o Inter jogou para perder ou que o Grêmio vá jogar para perder? Claro que não. Impossível alguém jogar para perder num Maracanã fremente com cem mil torcedores. O Grêmio jogará para ganhar do Flamengo, no domingo. Só que jogará um amistoso. O Flamengo jogará uma final. Não é problema do Grêmio. É problema da fórmula imperfeita do campeonato. O que, por favor!, não pode ser considerado um drama, é só mais uma peculiaridade do futebol. Que também acaba sendo divertido.

Por David Coimbra

0 comentários:

  © Free Blogger Templates Blogger Theme II by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP