bannersweb

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Pelos pontos corridos

Após anos de estabilidade no regulamento do Campeonato Brasileiro (algo muito raro em suas 39 edições) uma informação dos últimos dias traz preocupação. A detentora dos direitos de tranmissão das partidas pela TV teria demonstrado um “desejo” em mudar o regulamento da competição a partir de 2011, abolindo os pontos corridos e voltando ao mata-mata.


O “monstro” proposto pela Globo Esporte, conforme o blog de Juca Kfouri, seria o seguinte:


Torneio em pontos corridos, em dois turnos, todos contra todos. Os três primeiros garantem vagas na Libertadores. Para se apurar o campeão, no entanto, um mata-mata entre os oito primeiros. Caso um dos três primeiros da fase dos pontos corridos ganhe o título, o quarto fica com a outra vaga da Libertadores. Caso o campeão venha a ser o quinto, o sexto, o sétimo ou o oitavo, este fica com a vaga.


Entendeu? Formulismo puro.

Douglas Costa no jogo contra o Botafogo em 2008. Os cariocas seriam os adversários do Tricolor nas quartas-de-final no ano passado. (Foto: site do Grêmio)


Douglas Costa no jogo contra o Botafogo em 2008. Os cariocas seriam os adversários do Tricolor nas quartas-de-final no ano passado. (Foto: site do Grêmio)


Pela manutenção dos pontos corridos



O sistema de pontos corridos permitiu ao Brasileirão atingir um estágio de maturidade rapidamente pela estabilidade que promove e a possibilidade de planejamento para clubes e torcedores (venda antecipada de ingressos, atividades garantidas até dezembro, organização de viagens, por exemplo). Segundo o ranking da Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS), o certame é o quinto melhor campeonato nacional de clubes do mundo, pela paridade dos clubes em disputa e a quantidade de equipes com chances de título. Na Itália dificilmente escapa de Milan, Inter ou Juve. Na Espanha, é Real ou Barça. Em Portugal, apenas Boavista e Belenenses, com uma taça cada um, derrotaram o trio de ferro Benfica, Porto e Sporting.


A principal vantagem dos pontos corridos é, sem dúvida, premiar o clube mais regular da temporada. Ainda que neste ano o campeão deverá ser o menos irregular.


Esse um ponto que derruba por terra o argumento que a atual fórmula oferece poucas emoções ao torcedor por não ter a disputa de uma final. Mas apenas em três edições o campeão já estava definido na última rodada. Sem falar na movimentação em todas as torcidas, e não apenas nas dos dois clubes da finalíssima, pela classificação aos torneios intercontinentais e para evitar a queda à Série B.

A bonita festa da Torcida Tricolor na “final” de 2008.


Fonte: http://azulpretoebranco.com.br/

0 comentários:

  © Free Blogger Templates Blogger Theme II by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP